Pagamento de garantia

Conheça mais sobre como funciona o pagamento de garantia do FGC

Pagamento de garantia: Banco Master

Conforme atos do Banco Central publicados em 18/11/2025, foi decretada a liquidação extrajudicial do Banco Master, Banco Master de Investimento, Banco Letsbank e Master Corretora de Câmbio. O pagamento da garantia pelo FGC será realizado após o envio da base pelo Liquidante (responsável legal indicado pelo Banco Central). Atos do Presidente do Banco Central n.º 1.369, 1.371, 1.372 e 1.373.

 
Os pagamentos serão efetuados conforme Regulamento do FGC e a partir dos dados e valores indicados pelo Liquidante (responsável legal indicado pelo Banco Central). Todos os créditos enquadrados em nosso regulamento terão o processo de pagamento iniciado tão logo o levantamento dos dados dos credores seja concluído e disponibilizado ao FGC.

 

Informações Importantes:

 

  • O Fundo Garantidor de Créditos - FGC ALERTA que não autoriza ou credencia nenhum tipo de Instituição ou empresa, com intuito de intermediar/propor qualquer tipo de “negociação” para recebimento do valor garantido pelo FGC, muito menos solicitando o pagamento de qualquer taxa ou o depósito prévio de valores.
  • O atendimento do banco para outros assuntos está sendo realizado pelos canais de comunicação disponibilizados pela própria Instituição (e-mail: credores@bancomaster.com.br).
  • Para eventuais dúvidas, entre em contato pelo e-mail atendimento.credores@fgc.org.br.
  • Confira aqui mais informações relacionadas à atuação do FGC.

Como funciona o processo de pagamento

O pagamento da garantia começa quando o Banco Central decreta a liquidação de uma instituição financeira.

O liquidante envia uma lista das pessoas credoras e os valores a serem pagos, agrupando os créditos por CPF ou CNPJ, para o FGC processar os pagamentos a serem realizados.

Banco Central decreta a liquidação da instituição

A Instituição em intervenção/liquidação prepara e envia a lista de pessoas e valores a serem pagos para o FGC. Esse processo pode levar, em média, 30 dias úteis a partir da falência. 

Pedido de garantia 

Com as informações recebidas da instituição, o FGC libera a solicitação no aplicativo para que os credores cadastrem a conta bancária, façam a validação da biometria e o envio de documentos. 

Pagamento de garantia 

Após a assinatura do termo de sub-rogação pelo app, o pagamento é realizado na conta bancária cadastrada.

Pagamento para Pessoa Física (PF)

A solicitação do pedido de pagamento de garantia para pessoa física deve ser feita pelo aplicativo do FGC. 

No aplicativo do FGC, você pode conferir as instituições em regime especial decretado pelo Banco Central e se já é possível solicitar o pagamento de garantia, além de receber notificações para acompanhar o seu pedido.

Etapa 1 - Baixe o app e faça seu cadastro

O primeiro passo é baixar o app FGC na sua loja de aplicativos e fazer o seu cadastro. 

Etapa 2 - Solicite o pagamento de garantia

Depois que o FGC receber a lista de pessoas credoras, é necessário solicitar o pedido do pagamento de garantia.

Pagamento para Pessoa Jurídica (PJ)

Para empresas credoras, o representante da empresa deve solicitar a garantia do FGC pelo Portal do Investidor.
Depois do preenchimento das informações, enviaremos um e-mail com os passos necessários.
O pagamento é feito por transferência para uma conta corrente ou poupança, de mesmo CNPJ, em nome da empresa.

Pagamento de garantia do DPGE

A solicitação da Garantia Especial (credores titulares de Depósitos a Prazo com Garantia Especial - DPGE) é realizada pelo site do FGC (quando uma associada é liquidada, o link é disponibilizado para o pedido especial).

 

O titular (CPF/CNPJ) deverá preencher o formulário e receberá as orientações para enviar a documentação necessária.

 

Após a validação de poderes de representação, o termo de sub-rogação e a carta para transferência do ativo na registradora (B3) serão assinados e o pagamento realizado na conta de titularidade do credor.

Pagamentos de garantia

Tutorial: como usar o app

Baixe o app e faça seu cadastro para pedir o pagamento de garantia

O primeiro passo é baixar o app e fazer o seu cadastro. Assim que a lista de credores for enviada pela instituição, iniciaremos o processo de pagamento.